Como vencer a ansiedade

“Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um príncipe entre eles. (Números 13.2)

Preciso confessar que sou uma pessoa, por natureza, ansiosa. O interessante é que sou um ansioso calmo. Quando recebo uma notícia sobre algo que acontecerá ou alguém que chegará de viagem ou até mesmo uma situação que está por se realizar; começo a imaginar como aquilo acontecerá, fico fazendo planos o tempo todo, e às vezes sonho acordado tentando alcançar ou antecipar o que virá naquele tempo.Tenho que fazer um exercício diário para aprender a lidar com isto e deixar que esta característica seja utilizada a meu favor e não contra. O que tenho consegui compreender até aqui é que o problema não é a ansiedade em si, mas a forma como a dominamos ou deixamos ela nos dominar.

A ansiedade é uma característica inerente a todos aqueles que sonham, que projetam, que fazem planos, que têm os olhos voltados para o futuro. A ansiedade é o combustível do sonho e o sonho é o primeiro passo que damos antes de se projetar e realizar algo. Mas a ansiedade pode ser um verdadeiro desastre se não avançarmos para a concretização deste sonho ou se formos pessimistas quanto ao futuro. Se a ansiedade te sufoca, paralisa e tira a tua paz isto já não é um bom sinal.

Qual o segredo então de vencer a ansiedade? Tudo depende de onde está sua confiança, ou melhor, em quem está a sua confiança.

Existem dois tipos de ansiosos: aqueles que confiam que Deus fará o melhor para suas vidas e descansam nesta esperança para executar as próximas etapas de planejamento e execução dos sonhos; e aqueles que nunca realizam nada por medo.

Quando Deus prometeu uma boa terra e descanso para o seu povo Ele ordenou que Moisés escolhesse líderes, representantes de cada tribo, para olhar aquela terra antes de entrar nela. O que aprendo aqui é um princípio de olhar realizador que Deus queria ensinar aquele povo e a nós que estamos tão distante deles no tempo e no espaço.

O líder é uma pessoa com forte tendência a ser ansioso porque sonha e projeta muitas coisas. A forma como ele sonha com o futuro vai fazer a diferença se ele vai vencer a ansiedade ou se ela o vencerá. Se ele vai conquistar ou ser derrubado.

Todos do grupo enviado por Moisés viram que a terra realmente era um lugar que mana leite e mel. Era uma lugar de provisão e descanso. Mas tinha algo que Deus não havia falado com Moisés. A terra era ocupada por grandes guerreiros e não seria fácil convencê-los a sair de suas casas pacificamente e procurarem um novo lugar para morar. O povo teria de lutar para conquistar aquela terra, mas aparentemente era uma batalha perdida porque eram escravos, despreparados, sem nenhum treinamento militar, lutando contra mestres de guerra.

Enquanto os demais líderes do povo olharam para o gigantesco problema que tinham pela frente e ficaram estagnados ali imaginando a grande enrascada que Deus e Moisés os haviam colocado, Josué e Calebe avançaram mais um pouco e visualizaram a revelação da promessa. Eles sabiam que quem fez a promessa é fiel para cumprí-la. A revelação traz segurança.

Josué e Calebe não se detiveram no problema, mas sonharam com Deus vencendo os gigantes, entregando a terra nas mãos de seu povo. O próximo passo era atravessar o Rio Jordão e marchar até a terra prometida, o resto era com Deus.

Algumas vezes as situações da vida tentam nos tirar do lugar da promessa de Deus, os gigantes que estão nos impedindo de entrar na nossa terra prometida ofuscam a revelação do Senhor de que Ele é maior do que qualquer situação difícil ou impossível de se realizar. Aqueles que não depositam sua total confiança no Deus que fez a promessa nunca entrarão na terra prometida. Mas o convite do Senhor para você hoje é que você aprenda com Josué e Calebe a entrar na terra que mana leite e mel através dos sonhos e da fé que o Espírito de Deus coloca no nosso coração e entendimento. De toda uma geração que recebeu a promessa somente eles dois desfrutaram da promessa porque souberam direcionar suas expectativas para Deus.

Meu coração tem se enchido com muitos sonhos ministeriais nestes dias, Deus tem me prometido muitas coisas e confirmado através da oração, do quebrantamento e do jejum que sua vontade se concretizará em minha vida. Estou vivendo dias de “espiar a terra prometida”, ainda não estou na terra, existem gigantes a serem vencidos, mas eu estou colocando minha confiança no Deus que fez a promessa.

Estou atravessando o meu Rio Jordão e vou vivê-la integralmente. Deus também tem um lugar de sustento, descanso e provisão espiritual, física e emocional para sua vida. É desejo do Senhor que você alcance o lugar da promessa, então comece a aplicar sua fé, você verá cada uma das promessas que Deus lhe fez se cumprirem na sua vida. Eu oro por você e com você neste momento em nome de Jesus para que as cadeias emocionais da sua mente sejam abertas enquanto você lê estas linhas e o Espírito de Deus encha o seu coração com uma fé sobrenatural e que traga paz.

 

Deus te abençoe rica, poderosa e sobrenaturalmente!

Bacharel em Teologia pelo UniBennett (Rio), Pablo Massolar é o editor e autor do Ovelha Magra. MBA em Gestão de Marketing, autor de livros e palestrante. Casado com Elaine, a menina mais linda do mundo, e o orgulhoso pai de Ana Clara e Sarah.