Dá-me água!

A Água da Vida, a Semente do Reino e um desafio para a Igreja hoje.

“Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. (…)
Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:
Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! (…)
Disse Jesus aos seus discípulos: Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa. (…)
Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: Um é o semeador, e outro é o ceifeiro.
Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.
Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito.” João 4.10-39

Este é um dos textos que mais me impressionam no Novo Testamento, fico encantado como que de um simples encontro com o Senhor Jesus, à beira de um poço, conseguimos tomar tantos ensinamentos. Por ser muito ligado à área de música e louvor, eu sempre havia feito uma leitura valorizando os aspectos da adoração e do diálogo entre Jesus e a mulher samaritana a respeito de como Deus deseja ser invocado e adorado por aqueles que pretendem fazê-lo. Por inúmeras vezes participei de seminários e até ouvi pregações destacando este mesmo aspecto.

Recentemente, lendo com mais cuidado o texto percebi que, de fato, o comentário de Jesus sobre a adoração, apesar de importante, é somente um interlúdio do que realmente está sendo revelado ali.

Nada é falado ao vento, como que por acaso, não somente pelo episódio se tratar de uma verdadeira aula de evangelismo, mas João pedagogicamente, vai revelando através do texto quem é, o que faz e como o Messias de Israel se apresenta aos não judeus, ou aqueles que eram considerados pelas autoridades judaizantes, como que indignos de serem alcançados por Deus. João vai além e deixa claro que o encontro com Jesus o Cristo é mais do que um confronto vazio com o pecado, é uma decisão radical pelo novo de Deus, pela certeza da provisão e libertação. A presença do Senhor revela-nos o pecado sim, denunciando-o profeticamente, expõe nossa sede e laços de amargura, mas nunca no sentido de acusar, simplesmente liberta-nos e cura-nos deles, mostra-nos uma nova perspectiva e dimensão de vida.

João também acaba revelando algumas características do que provoca este encontro. Ao conhecer a Água Viva e beber da presença do Messias prometido a mulher samaritana agora recebe também uma nova semente. A sede pela velha água não é mais prioridade, pelo contrário, o cântaro é até deixado de lado tamanha a urgência do anúncio. A nova semente agora é a sede de dizer a quem ainda tem sede que o Messias chegou, que a Água Viva é dom gratuito de Deus e que Ele faz toda a diferença na vida daqueles que estão cansados das falsas promessas, das decepções dos falsos messias e falsos amores.

Os Samaritanos, como os judeus, também aguardavam o Messias. Talvez por diversas vezes tivesse passado alguém naquela vila dizendo-se um mago, sábio, profeta ou até mesmo um ungido, mas desta vez estava ali quem era diferente de todos os outros. Estava ali muito mais do que um profeta ou vidente, aquele homem era quem tinha autoridade para confrontar e perdoar os pecados.

O testemunho de quem bebe da Água Viva provoca uma reação em cadeia, ele é uma água que jamais pára de jorrar, transformando-se numa fonte eterna, ao mesmo tempo ele é a semente do Reino.

O próximo passo depois de plantar o testemunho-semente é colhê-lo. Jesus diz aos discípulos que eles colheriam o que não semearam, “um é o semeador outro é o ceifeiro”. Aqui está uma nova chave para entender que nem todos colhem do fruto de conduzir ou ver uma vida se rendendo ao poder transformador do encontro com o Messias, mas todos somos convidados a espalhar esta semente do reino através do nosso testemunho.

O desafio para você como Igreja e discípulo do Senhor Jesus hoje é deixar a vida de Deus se tornar realidade em sua vida, permitir que seus pecados sejam confrontados sim e depois de limpo, deixar seu cântaro com a velha água de lado e espalhar seu testemunho de que o Messias está entre nós. Sim, Proclamamos Jesus Cristo Vivo! Esta é nossa semente da água viva.

 

O Deus que coloca um novo testemunho nos nossos lábios te abençoe rica, poderosa e sobrenaturalmente!

Bacharel em Teologia pelo UniBennett (Rio), Pablo Massolar é o editor e autor do Ovelha Magra. MBA em Gestão de Marketing, autor de livros e palestrante. Casado com Elaine, a menina mais linda do mundo, e o orgulhoso pai de Ana Clara e Sarah.